Caio~ Membro
Mensagens : 53 Moeda : 92 Pontos : 5 Data de inscrição : 07/01/2013 Idade : 26 Localização : Belém
| Assunto: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas Ter Jan 08, 2013 9:28 am | |
| Olá, estou fazendo uma sequência de tutoriais de como usar a Eclipse Origins(ou simplesmente EO), uma ferramenta bastante usada para criar MMORPG's no estilo 2D. A Eclipse Origins foi criada pelo programador Robin Perris, um membro destaque do fórum Touch of Death(fórum oficial da engine Eclipse). Para conhecer mais sobre a Eclipse Origins, entre nesse site(está em Inglês): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Caso você ainda não tenha baixado a engine, segue o link de tal abaixo:
- Spoiler:
Download direto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Mirror(MediaFire): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Mirror(Filedropper): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Runtimes Files(Pack com todos os arquivos necessários para poder rodar a Eclipse Origins): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Download EO c/ Sistema de Eventos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]OBS: O download das Runtimes é apenas necessário caso você não consiga rodar a Eclipse Origins. Antes de começar o tutorial, estou proibindo a cópia sem permissão de qualquer conteúdo deste tópico para fora desse fórum, mesmo botando os créditos, sem a minha permissão.___________________________________________________________________________________________________ Nesta aula iremos aprender a abrir o painel de administrador, criar mapas, usar os atributos, blocks. Iremos aprender a usar as propriedades do mapa, colocar música nele, aumentar as dimensões das tiles. Ligar mapas, mudar o nome do mapa, local de renascimento.
- Abrindo o Painel Administrativo e o editor de mapas - Primeiro abra o server, depois abra o client. Agora entre na sua conta de ADMIN. Agora clique na caixa do chat e digite o comando /admin para abrir o Painel Administrativo. Ou simplesmente aperte o botão Insert(fui descobrir isso hoje, eu fui apertar delete e sem querer apertei insert e.e) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esse é o Painel Administrativo, ele vai ficar aberto a maior parte do tempo enquanto estiver fazendo seu jogo, acostume-se com ele.
Agora para abrir o editor de mapas, clique no botão Map no grupo Editors. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Pronto, o editor de mapas está aberto![Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- Layers(Camadas) - Logo que o editor de mapas for aberto, aparecerá as camadas, elas são a parte física. Os layers são as camadas do mapa. Existem 3 tipos de layers, o Ground, o Mask e o Fringe. Sendo que o Mask e o Fringe tem 2 tipos cada, chamados de Mask 2 e Fringe 2. A ordem das camadas são essas(da mais baixa até a mais alta): Ground - É como se fosse o fundo do mapa, não tem transparência e passa por cima. Mask - Mesma coisa que o ground, só que tem a transparência e fica em cima do ground. Mask 2 - Mesma coisa do Mask, só que fica acima dele. Fringe - Fica acima do Ground e dos Masks, mas o personagem passa por baixo dele. Fringe 2 - Mesmo efeito do Fringe, só que fica em cima de todas as outras camadas. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Facilmente você entenderá caso use o Photoshop, pois ele usa sistema de camadas também.
O botão Clear limpa todos os tiles pintados com o layer que está selecionado.
- Attributes(Atributos) - Os atributos são os tipos dos tiles.É a parte lógica do mapa. Por exemplo, quando se usa o atributo Blocked em um tile, o tile vai ficar bloqueado. Outro exemplo, quando se usa o atributo Npc Avoid em um tile, o tile vai ficar bloqueado apenas para os NPC's. Existem 13 tipos de atributos e tem 1 que não funciona, dentre eles estão: Blocked - O tile totalmente bloqueado, tanto para NPC's quanto para jogadores normais. Warp - Teletransportador para jogadores. Quando é clicado, aparecerá as propriedades. Nela você colocará o número do mapa, o X e o Y que diz exatamente para qual local do mapa você irá. Item - Como o nome já diz, irá aparecer um item na tile. Quando é clicado, aparecerá as propriedades. No barra de cima você escolhe o item, e na barra de baixo você escolhe a quantidade de vezes que esse item vai aparecer na tile selecionada. Npc Avoid - É um tipo de Blocked, mas funciona apenas para Npc's. Key - Tentei usar mas não sei como usa =P Key Open - Também tentei usar. Door - Não funciona, por isso está desativado. Npc spawn - Faz o NPC nascer nesse local. Nas propriedades dele, você seleciona qual o NPC que vai nascer nessa tile e pra onde ele vai ficar olhando quando ele nascer. Shop - Faz aparecer uma janela de loja(outra aula ensino como criar uma loja) quando passar pela tile. Bank - Faz aparecer a janela do banco, onde você pode depositar e tirar seus itens dele. Heal - Quando passa por cima, o jogador ganha uma certa quantidade de vida ou magia, isso você irá definir nas propriedades. Trap - Faz o jogador perder vida quando pisa. Você pode selecionar a quantidade de vida que o jogador perderá ao pisar nas propriedades. Slide - Quando o jogador passa por cima do slide, ele é automaticamente levado para uma tile para qualquer direção(cima, baixo, esquerda e direita). A direção você escolhe nas propriedades.
São esses os atributos do editor de mapas.É importante lembrar que todas as vezes que eu disse propriedades, é na verdade a janelinha que abre quando você clica no atributo.
O botão Clear deleta todos os atributos do mapa.
- Block -
O Block é um tipo de atributo Blocked, só que multidirecional. Ele pode ser usado para fazer sistemas como o da cerca do Pokémon(veja a imagem): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
- Properties(Propriedades) - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Como o nome já diz, as propriedades mostram os dados do mapa, como o nome, a música e entre outros. Para acessá-la, basta clicar no botão Properties no Editor de Mapas. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]E pronto, as propriedades do mapa já estão aparecendo na sua tela! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Existem vários tipos de dados nas propriedades do mapa, dentre eles estão:
Name - É lá que você vai botar o nome do mapa. O nome vai aparecer no topo da tela do jogo. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Map Links - São os mapas ligados à esse mapa. Onde está escrito Current Map é o número do mapa atual. E nas caixas de texto você vai colocar o número do mapa ligado. Na caixa de cima você vai colocar o mapa que você irá se for para o norte, e assim por diante. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Boot Settings - É o lugar exato para onde você vai se morrer nesse mapa. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Max Sizes - É a dimensão do mapa em tiles. O padrão é 14x11, e menor que isso não dá pra colocar. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Map Settings - É o tipo do mapa. Se ele é for Safe Zone, o PK fica desativado. E se for None, o PK fica ativado. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] NPCs - São os NPC's do mapa. Para colocar basta clicar na seta la embaixo e seleciona o NPC que você quiser. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Music - É a música que anima o jogo. Enquanto você está nesse mapa, a música fica tocando(a não ser que desative a função de música no Options do jogo). [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Pronto, agora para finalizar o seu mapa, basta aperta no botão Ok das propriedades e Send do Editor de Mapas. --- Dica: Para colocar novas tilesets no seu jogo, basta entrar no diretório ...\client\data files\graphics\tilesets e colocar a sua tileset no formato .BMP e renomeá-la na ordem numérica. ---___________________________________________________________________________________________________ Bem pessoal, mais uma parte da série terminado. Espero que tenham gostado e principalmente aprendido a utilizar todas as funções do Editor de Mapas. Lembrem-se, o mapa é o que deixa o jogo bonito, por isso treine muito.
Aula anterior: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Próxima aula: Criando npc's
Créditos:
Robin Perris - Por criar a Eclipse Origins Caio~ - Pelo tutorial
Gostou? Não custa nada comentar.
Última edição por Caio~ em Ter Jan 08, 2013 9:42 am, editado 1 vez(es) | |
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Warrior Admin
Mensagens : 164 Moeda : 1726 Pontos : 3 Data de inscrição : 30/08/2012 Idade : 33
| Assunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas Ter Jan 08, 2013 9:41 am | |
| Coloque as imagens em [img][/img] por favor a e belo tutorial +1 | |
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Caio~ Membro
Mensagens : 53 Moeda : 92 Pontos : 5 Data de inscrição : 07/01/2013 Idade : 26 Localização : Belém
| Assunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas Ter Jan 08, 2013 9:42 am | |
| Obrigado.
Eu tava editando já ^^ | |
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Over~ Moderador.G
Mensagens : 149 Moeda : 214 Pontos : 11 Data de inscrição : 04/01/2013
| Assunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas Ter Jan 08, 2013 12:53 pm | |
| Muito bom parabéns. - Citação :
- +1REP.
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Xstnl Membro
Mensagens : 1 Moeda : 1 Pontos : 0 Data de inscrição : 16/04/2013
| Assunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas Ter Abr 16, 2013 12:54 pm | |
| Mt bom cara, me ajudou bastante, e eu jogo o New Empire e não sabia que era de vcs '-', Vlw ai cara | |
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| Assunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas | |
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