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 Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas

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Caio~
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MensagemAssunto: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas   Ter Jan 08, 2013 9:28 am

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Olá, estou fazendo uma sequência de tutoriais de como usar a Eclipse Origins(ou simplesmente EO), uma ferramenta bastante usada para criar MMORPG's no estilo 2D.
A Eclipse Origins foi criada pelo programador Robin Perris, um membro destaque do fórum Touch of Death(fórum oficial da engine Eclipse).
Para conhecer mais sobre a Eclipse Origins, entre nesse site(está em Inglês): [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Caso você ainda não tenha baixado a engine, segue o link de tal abaixo:


Spoiler:
 

Antes de começar o tutorial, estou proibindo a cópia sem permissão de qualquer conteúdo deste tópico para fora desse fórum, mesmo botando os créditos, sem a minha permissão.
___________________________________________________________________________________________________

Nesta aula iremos aprender a abrir o painel de administrador, criar mapas, usar os atributos, blocks. Iremos aprender a usar as propriedades do mapa, colocar música nele, aumentar as dimensões das tiles. Ligar mapas, mudar o nome do mapa, local de renascimento.



- Abrindo o Painel Administrativo e o editor de mapas -
Primeiro abra o server, depois abra o client. Agora entre na sua conta de ADMIN.
Agora clique na caixa do chat e digite o comando /admin para abrir o Painel Administrativo. Ou simplesmente aperte o botão Insert(fui descobrir isso hoje, eu fui apertar delete e sem querer apertei insert e.e)

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Esse é o Painel Administrativo, ele vai ficar aberto a maior parte do tempo enquanto estiver fazendo seu jogo, acostume-se com ele.

Agora para abrir o editor de mapas, clique no botão Map no grupo Editors.

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Pronto, o editor de mapas está aberto!


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- Layers(Camadas) -
Logo que o editor de mapas for aberto, aparecerá as camadas, elas são a parte física. Os layers são as camadas do mapa. Existem 3 tipos de layers, o Ground, o Mask e o Fringe. Sendo que o Mask e o Fringe tem 2 tipos cada, chamados de Mask 2 e Fringe 2.
A ordem das camadas são essas(da mais baixa até a mais alta):
Ground - É como se fosse o fundo do mapa, não tem transparência e passa por cima.
Mask - Mesma coisa que o ground, só que tem a transparência e fica em cima do ground.
Mask 2 - Mesma coisa do Mask, só que fica acima dele.
Fringe - Fica acima do Ground e dos Masks, mas o personagem passa por baixo dele.
Fringe 2 - Mesmo efeito do Fringe, só que fica em cima de todas as outras camadas.

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Facilmente você entenderá caso use o Photoshop, pois ele usa sistema de camadas também.

O botão Clear limpa todos os tiles pintados com o layer que está selecionado.




- Attributes(Atributos) -


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Os atributos são os tipos dos tiles.É a parte lógica do mapa. Por exemplo, quando se usa o atributo Blocked em um tile, o tile vai ficar bloqueado. Outro exemplo, quando se usa o atributo Npc Avoid em um tile, o tile vai ficar bloqueado apenas para os NPC's.
Existem 13 tipos de atributos e tem 1 que não funciona, dentre eles estão:
Blocked - O tile totalmente bloqueado, tanto para NPC's quanto para jogadores normais.
Warp - Teletransportador para jogadores. Quando é clicado, aparecerá as propriedades. Nela você colocará o número do mapa, o X e o Y que diz exatamente para qual local do mapa você irá.
Item - Como o nome já diz, irá aparecer um item na tile. Quando é clicado, aparecerá as propriedades. No barra de cima você escolhe o item, e na barra de baixo você escolhe a quantidade de vezes que esse item vai aparecer na tile selecionada.
Npc Avoid - É um tipo de Blocked, mas funciona apenas para Npc's.
Key - Tentei usar mas não sei como usa =P
Key Open - Também tentei usar.
Door - Não funciona, por isso está desativado.
Npc spawn - Faz o NPC nascer nesse local. Nas propriedades dele, você seleciona qual o NPC que vai nascer nessa tile e pra onde ele vai ficar olhando quando ele nascer.
Shop - Faz aparecer uma janela de loja(outra aula ensino como criar uma loja) quando passar pela tile.
Bank - Faz aparecer a janela do banco, onde você pode depositar e tirar seus itens dele.
Heal - Quando passa por cima, o jogador ganha uma certa quantidade de vida ou magia, isso você irá definir nas propriedades.
Trap - Faz o jogador perder vida quando pisa. Você pode selecionar a quantidade de vida que o jogador perderá ao pisar nas propriedades.
Slide - Quando o jogador passa por cima do slide, ele é automaticamente levado para uma tile para qualquer direção(cima, baixo, esquerda e direita). A direção você escolhe nas propriedades.

São esses os atributos do editor de mapas.É importante lembrar que todas as vezes que eu disse propriedades, é na verdade a janelinha que abre quando você clica no atributo.

O botão Clear deleta todos os atributos do mapa.




- Block -


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O Block é um tipo de atributo Blocked, só que multidirecional. Ele pode ser usado para fazer sistemas como o da cerca do Pokémon(veja a imagem):

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- Properties(Propriedades) -

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Como o nome já diz, as propriedades mostram os dados do mapa, como o nome, a música e entre outros. Para acessá-la, basta clicar no botão Properties no Editor de Mapas.

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E pronto, as propriedades do mapa já estão aparecendo na sua tela!

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Existem vários tipos de dados nas propriedades do mapa, dentre eles estão:

Name - É lá que você vai botar o nome do mapa. O nome vai aparecer no topo da tela do jogo.
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Map Links - São os mapas ligados à esse mapa. Onde está escrito Current Map é o número do mapa atual. E nas caixas de texto você vai colocar o número do mapa ligado. Na caixa de cima você vai colocar o mapa que você irá se for para o norte, e assim por diante.
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Boot Settings - É o lugar exato para onde você vai se morrer nesse mapa.
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Max Sizes - É a dimensão do mapa em tiles. O padrão é 14x11, e menor que isso não dá pra colocar.
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Map Settings - É o tipo do mapa. Se ele é for Safe Zone, o PK fica desativado. E se for None, o PK fica ativado.
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NPCs - São os NPC's do mapa. Para colocar basta clicar na seta la embaixo e seleciona o NPC que você quiser.
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Music - É a música que anima o jogo. Enquanto você está nesse mapa, a música fica tocando(a não ser que desative a função de música no Options do jogo).
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Pronto, agora para finalizar o seu mapa, basta aperta no botão Ok das propriedades e Send do Editor de Mapas.
---
Dica: Para colocar novas tilesets no seu jogo, basta entrar no diretório ...\client\data files\graphics\tilesets e colocar a sua tileset no formato .BMP e renomeá-la na ordem numérica.
---


___________________________________________________________________________________________________

Bem pessoal, mais uma parte da série terminado. Espero que tenham gostado e principalmente aprendido a utilizar todas as funções do Editor de Mapas. Lembrem-se, o mapa é o que deixa o jogo bonito, por isso treine muito.

Aula anterior: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Próxima aula: Criando npc's



Créditos:

Robin Perris - Por criar a Eclipse Origins
Caio~ - Pelo tutorial

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Última edição por Caio~ em Ter Jan 08, 2013 9:42 am, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas   Ter Jan 08, 2013 9:41 am

Coloque as imagens em [img][/img] por favor a e belo tutorial +1
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MensagemAssunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas   Ter Jan 08, 2013 9:42 am

Obrigado.

Eu tava editando já ^^

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MensagemAssunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas   Ter Jan 08, 2013 12:53 pm

Muito bom parabéns.
Citação :
+1REP.

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MensagemAssunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas   Ter Abr 16, 2013 12:54 pm

Mt bom cara, me ajudou bastante, e eu jogo o New Empire e não sabia que era de vcs '-', Vlw ai cara
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MensagemAssunto: Re: Tutorial de Eclipse Origins - Criando Mapas   

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